O Município de Pedregulho comemora nesta quarta-feira, 15/08/ os 121 anos de sua fundação. Com mais de 16,5 habitantes, a cidade é uma das mais importantes na economia da região nordeste do Estado de SP.

Com a expansão da cafeicultura no Norte do Estado, muitas fazendas foram abertas e, para escoamento das altas produções então verificadas em fins do século XIX, a Companhia Mogiana de Estradas de Ferro prolongou seus trilhos na região.

Em 1897 inaugurou próxima ao Distrito Policial de Chapadão, a Estação de Pedregulho, assim denominada devido ao seu encascalhado e grande abundância de Pedregulhos coloridos.

No mesmo ano, os proprietários locais Major Antônio Cândido Branquinho e Capitão Elias Moreira, doaram os terrenos necessários à implantação do patrimônio junto à estação.

As facilidades proporcionadas para a construção de casas atraíram novos moradores que efetivaram a formação do núcleo urbano.

Em pouco tempo Pedregulho superou o vizinho Chapadão, passando a sediar o Distrito Policial inicialmente instalado ali.

A cafeicultura legou a Pedregulho seu maior período de progresso, sendo elevado em 1902, a distrito de paz e a município, em 1921.

Todavia, devido às sucessivas crises do café, parte dos fazendeiros locais passou a se dedicar à pecuária, atividade que exigia menor número de mão-de-¬obra. 

Assim houve um êxodo de sua população para Franca onde se desenvolvia a indústria de calçados.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Pedregulho, por Lei Estadual nº 838, de 01 de outubro de 1902, no Município de Igarapava.

Elevado à categoria município com a denominação de Pedregulho, por Lei Estadual nº 1829, de 21 de dezembro de 1921, desmembrado de Igarapava, com Sede no antigo Distrito de Pedregulho, constituído de 2 Distritos: Pedregulho e Rifaina. Sua instalação verificou-se no dia 08 de março de 1922.

Em divisão administrativa do Brasil referente ao ano de 1911, figura no Município de Igarapava o Distrito de Pedregulho.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Município de Pedregulho é constituído de 2 Distritos: Pedregulhos e Rifaina.

Decreto nº 7355, de 05 de julho de 1935, cria o Distrito de Igaçaba e incorpora ao Município de Pedregulho.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Município de Pedregulho pertence ao termo judiciário de Igarapava, da comarca de Igarapava, e se divide em 3 Distritos: Pedregulho, Igaçaba e Rifaina.

No quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1943, o Município de Pedregulho é constituído de 3 Distritos: Pedregulho, Igaçaba e Rifaina, e pertence ao termo de Igarapava, da comarca de Igarapava.

Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Município de Pedregulho ficou composto de 3 Distritos: Pedregulho, Igaçaba e Rifaina, e pertence ao termo e comarca de Igarapava.

Aparece nos quadros fixados pelas Leis Estaduais nos 233, de 24-XII-1948 e 2456, de 30-XII-1953 para vigorar, respectivamente, nos períodos 1949-1953 e 1954-1958, composto de 3 Distritos: Pedregulho, Alto Porã e Igaçaba, comarca de Pedregulho no segundo e Igarapava no primeiro, menos o Distritos de Rifaina elevado à categoria de município pela referida Lei Estadual nº 233.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído de 3 Distritos: Pedregulho, Alto Porã e Igaçaba.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

ATUAL ADMINISTRAÇÃO

Pedregulho tem, desde 1º de janeiro de 2017 e com mandato até 31 de dezembro de 2020, como prefeito o advogado Dirceu Polo Filho – Dirceuzinho – e como vice, o médico Wagner Fontes Calçado.

A Câmara de Vereadores é composta de 11 membros, presidida atualmente pelo vereador Augustinho Alves da Silva – Gustim Abílio, tendo como vice o vereador Leonardo Donizete Bueno – Leonardo Advogado. A Mesa Diretora do Legislativo ainda é composta pelos secretários Eurípes Aparecido Porto – Cidinho e Rafael Henrique de Oliveira Uehara – Rafa do Cipanga.

Completam o Poder Legislativo de Pedregulho, os vereadores Eurípedes Vaz Rodrigues – Oripim Panfleteiro -,

Carlos Henrique Moreno Barbosa – Ká do Esporte -, Fabrício Ferreira Barbosa – Fabrício do Pesponto -, Raimundo Cleomar Lobão, Renato Ribeiro Saade, Wanderley Moreira de Carvalho e Welder Douglas da Silva.  

 MENSAGEM DO PREFEITO DIRCEUZINHO

“O aniversário de 121 anos de nossa terra nos permite comemorar os acertos, redefinir caminhos com o que aprendemos no tempo.

Nosso dia a dia é feito de batalhas infindáveis, com as quais cumprimos objetivos e melhoramos com nossas famílias, nossos amigos, nossa comunidade.

O Governo 2017-2020 assumiu sem medo, o duro compromisso de recuperar Pedregulho e após todos os avanços, nestes 19 meses, reassumimos este compromisso de avançar cada vez mais, todos os dias.

Não temos medo das batalhas, mas sabemos que ninguém vence sozinho.

É por esta razão que o governo 2017-2020 agradece a cada um dos cidadãos que nos confiaram suas vidas e seu futuro dirigir os destinos desta querida cidade.

Nestas batalhas, nunca estivemos sozinhos e, temos certeza, a Administração nunca estará sozinha.

Contaremos sempre com os servidores municipais e com vocês, gente honesta e consciente, de que podemos fazer e ter uma Pedregulho cada dia melhor.

Nenhuma batalha é fácil de ser vencida, mas nenhuma nos assustará porque estamos juntos, confiando que podemos e que faremos.

Que Deus nos dê forças para renovar estes compromissos em todos os dias de nossa administração.

E que estes 4 anos se transformem num tempo de conquistas para todos nós. E isso só será possível se continuarmos com coragem e confiança.

Obrigado, Pedregulho!!!”