Uma recente pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio do Instituto Datafolha, constatou que a automedicação é um hábito comum a 77% dos brasileiros que fizeram uso de medicamentos nos últimos seis meses, quase metade (47%) se automedica pelo menos uma vez por mês, e um quarto (25%) o faz todo dia ou pelo menos uma vez por semana.

Para alertar a população sobre a gravidade do problema, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, CRF-SP, promove a partir desta semana, a ação “Farmacêutico na Comunidade”, em que farmacêuticos voluntários prestarão serviços gratuitos como aferição de pressão arterial, além de orientar sobre formas correta de utilização, efeitos colaterais, interações medicamentosas, descarte correto e muito mais.

Em Pedregulho a atividade será realizada neste sábado, dia 11 de maio, das 9h às 13h, defronte ao Centro Cultural "Fernando Celso Guimarães", na Praça Octávio Quércia.

Além da orientação farmacêutica para o uso racional de medicamentos, haverá outras atividades gratuitas à população, como verificação de pressão arterial e teste de glicemia capilar.

O evento é uma parceria do Conselho Regional de Farmácia, através de sua Seccional de Franca e a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pedregulho.