O programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelos Governos federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, chegou a Pedregulho no atual governo do Prefeito Dirceu Polo Filho – Dirceuzinho – e promoveu a capacitação de profissionais como professores dos 4º, 5º anos, PEB II, Diretores e Coordenadores.

Todos foram certificados após o trabalho de extensão de conhecimentos no programa que tem como objetivo do PNAIC/ UFSCAR, formar em nível de aperfeiçoamento todos os professores que atuam no ciclo de alfabetização, incluindo os que atuam nas turmas multisseriadas e multi-etapa.

O treinamento apoia esses professores de forma a planejarem as aulas e a usarem de modo articulado os materiais e as referências curriculares e pedagógicas ofertados pelo MEC às redes que aderirem às ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

A formação em serviço é realizada em processo continuo de formação, completando uma carga horaria total de 130 horas, aproveitando os horários de ATPCs - Atividade de Tempo Pedagógico Coletivo -, buscando primar pela qualidade de ensino e metas a serem atingidas durante o processo de alfabetização.

Com isso o município elevou seus índices e atingiu o IDEB com metas projetadas para anos subsequentes já em 2018.