A Prefeitura de Pedregulho, contando com apoio da CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) através da orientação do Engenheiro Agrônomo Giovanno Algarte Moreno, está firmando convênio que destinará máquinas e equipamentos a um custo superior a R$ 130 mil adquiridos pela Secretaria para auxiliar pequenos e médios produtores da Agricultura Familiar do Município, cadastrados no PRONAF - Programa Nacional de Agricultura Familiar.

O valor se refere a máquinas e implementos que foram comprados pela SAA e serão entregues à Prefeitura, 15 dias após assinatura do convênio entre o Prefeito Dirceu Polo Filho e o Secretário de Agricultura, deputado Arnaldo Jardim.

O município retirará 15 dias após a assinatura do convênio os equipamentos adquiridos pela SAA: (trator, distribuidor de calcário e semeadora e plantadeira hidráulica e pulverizador) que formarão uma Patrulha Agrícola e que será disponibilizada, com a devida orientação técnica, aos produtores pedregulhenses.

Segundo Giovanno, o objetivo do convênio que está sendo assinado pelo prefeito de Pedregulho, Dirceu Polo Filho, e que teve o aval do Diretor do Escritório de Desenvolvimento Rural da região, Engenheiro Pedro César Avelar Barbosa, tem objetivo de propiciar ao agricultor do município, especialmente o familiar, pequenos e médios produtores rurais, capacitação técnica e acesso a equipamentos e serviços destinados à correção da acidez e fertilidade do solo, bem como ao cultivo adequado de grãos para fins comerciais.

Uma vez executado, o projeto (que vai além à utilização pura e simples do maquinário comprado pela Secretaria), propiciará ganhos de escala associados ao pacote tecnológico (equipamentos); viabilizará aos agricultores, de forma sustentável e econômica para a exploração agrícola; incrementará a produção e produtividade agrícola com a oferta de serviços da Patrulha Agrícola, dando maior eficiência e eficácia na possibilidade de atendimentos aos programas de aquisição de alimentos liderados pelo Governo Federal e Estadual e promoverá a assistência técnica e operacional aos agricultores, incentivando o uso de práticas adequadas de conservação de solo, plantio e manejo de culturas, boas práticas agropecuárias e preservação ambiental.

Uma das ações – que prestará orientações técnicas sobre manejo de culturas, custo de produção, conservação de solo, preservação ambiental, etc., através de consultas, visitas às propriedades, dias de campo e palestras. Em outra, articulação das cadeias produtivas a serem atendidas com os equipamentos da Patrulha Agrícola.

Além disso, o programa prevê a orientação de produtores rurais na adoção de boas práticas agropecuárias nas propriedades rurais, atingindo toda o território agrícola pedregulhense e um trabalho específico com a Associação de Produtores Familiares com potencial de serem atendidos.