Em poucos meses Pedregulho deve ser elevado a Município de Interesse Turístico – MIT – passando a fazer jus a recursos anuais de até R$ 600 mil para investimento no setor.

O anúncio foi feito neste final de semana pelo Prefeito de Pedregulho, Dirceu Polo Filho – Dirceuzinho – que recebeu a confirmação do Projeto de Lei nº 9, de 2018, apresentado pelo Deputado Orlando Bolçone (PSB) e que já está publicado no Diário Oficial do último sábado (03/02), cuja íntegra pode ser lida abaixo. O deputado Orlando Bolçone é Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado de SP – ALESP.

O PL nº 09/2018 “Classifica Pedregulho como Município de Interesse Turístico”, o que dá condições de serem recebidos recursos próprios para investimentos no setor (neste ano a cidade receberia os proporcionais de R$ 600 mil relacionados aos meses restantes do ano).

O PL foi apresentado menos de um mês depois que o Diretor do Departamento de Turismo da Prefeitura, Ronaldo Gaspar, representando o Prefeito Dirceuzinho, esteve na Assembleia Legislativa do Estado – ALESP –, acompanhado do vereador Welder Douglas, entregando ao deputado Orlando Bolçone, o pedido de elevação de Pedregulho a MIT, juntamente com o Plano Diretor de Turismo, elaborado no ano passado e aprovado pela Câmara de Vereadores em dezembro.

“Assim que tomamos posse, escalamos o Ronaldo Gaspar para cuidar da parte de preparação de documentos e cumprimento de regras para elevação de Pedregulho a MIT. Este processo passou pela eleição do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo – e elaboração do Plano Diretor. Para nossa surpresa, em curto espaço de tempo o Projeto de Lei já foi apresentado pelo deputado Bolçone, a quem fizemos questão de agradecer pessoalmente e convidá-lo a uma visita à cidade”, disse o prefeito Dirceuzinho.

Lei a íntegra do Projeto:

PROJETO DE LEI Nº 9, DE 2018

"CLASSIFICA PEDREGULHO COMO MUNICÍPIO DE INTERESSE TURÍSTICO" A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETA:

Artigo 1º - Fica classificado como de interesse turístico o município de Pedregulho.

Artigo 2º - Esta lei entra em vigor na data da sua publicação.

JUSTIFICATIVA

O município de Pedregulho está localizado na região conhecida como Alta Mogiana, ao norte do Estado de São Paulo fazendo divisa com o Estado de Minas Gerais pelo Rio Grande. Faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro sendo um dos membros da Região Turística Lagos do Rio Grande.

Tem a sua margem limítrofe o lago da represa da Usina Hidrelétrica Luiz Carlos Barretos de Carvalho, conhecida como Usina do Estreito. Pedregulho Possui uma área territorial de 701,09 Km², com elevação ao nível do Mar de 1035 metros. Faz limite com as cidades de Buritizal, Jeriquara, Cristais Paulista e Rifaina, todas localizadas ao norte do Estado.

A principal atividade econômica está no cultivo de café, pecuária leiteira e produção de calçados. Atualmente Pedregulho está com 15.700 habitantes, sendo ela a maior cidade da região.

Pedregulho é privilegiado por possuir em suas terras o Parque Estadual Furnas do Bom Jesus, Parque esse que tem uma das maiores Cachoeiras do Estado com 132 metros de queda de água, sem contar com a flora e fauna.

O grande lago da Represa da Usina do Estreito proporciona aos visitantes e turistas atividades náuticas, pesca esportes aquáticos e várias cachoeiras que caem a sua margem, uma delas a cachoeira grande e a outra a cachoeira do véu da noiva.

Devido a nossa geologia, temos em nossas terras diversas grutas, a mais famosa e bem dizer recém-descoberta é a gruta conhecida como Buraco da Odete (foto acima), boa para estudos e prática de rapel.

As festividades do município concentram-se em datas comemorativas, principalmente quando do aniversário da cidade, ocasião essa onde é realizada a FEAPP – Feira Agropecuária de Pedregulho que atrai visitantes de várias cidades da região e movimenta um público diário de quase sete mil pessoas devido seus shows artísticos. Também ocorrem as tradicionais festas juninas, baile de carnaval e o jantar comemorativo ao dia das mães.

 Sala das Sessões, em 2/2/2018.]

a) Orlando Bolçone - PSB