Pedregulho é um dos 84 municípios que passam atualmente pelo cadastramento biométrico obrigatório (além de Rifaina e Jeriquara, em nossa região).

Nestas três cidades, cujo cadastro é feito no Cartório Eleitoral de Pedregulho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, o prazo vai apenas até o dia 27 de março.

Além de Pedregulho, Rifaina e Jeriquara, na região são obrigados a fazer o cadastro biométrico os eleitores de Altinópolis, Santo Antônio da Alegria, Guará e Miguelópolis.

Veja as sete cidades da região, o número de eleitores e a quantidade de cadastrados até fevereiro de 2018, segundo o TRE - Tribunal Regional Eleitoral:

MUNICÍPIO

ELEITORADO

CADASTRADOS

Altinópolis

8.280 = 60.8%

Guará

10.224 = 66.4%

JERIQUARA

1.761 = 52.5%

Miguelópolis

9.361 = 57,1%

PEDREGULHO

7.580 = 55,2%

RIFAINA

2.292 = 50.5%

Sto. Antônio Alegria

2.910 = 48,5%

Eleitores Pedregulho, Rifaina e Jeriquara devem comparecer ao cartório da Justiça Eleitoral em Pedregulho para que suas digitais sejam coletadas e seus dados cadastrais revisados (o prazo termina em 27 de março de 2018).

CANCELAMENTO DO TÍTULO

O eleitor que tiver o título cancelado não poderá votar e terá outras restrições civis, como tirar passaporte, matricular-se em estabelecimento de ensino oficial, tomar posse em cargo público e obter empréstimo em bancos públicos.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para fazer o cadastro, basta levar documento original com foto, comprovante de residência emitido há, no máximo, três meses e título de eleitor, se você já tiver.

Se for o primeiro título, homens de 18 a 45 homens devem levar o comprovante de quitação do serviço militar.

O recadastramento inclui aqueles para quem o voto é facultativo, como analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos de idade.

REUNIÃO

O Juiz Eleitoral de Pedregulho, Dr. Luiz Gustavo Giuntini de Rezende, reuniu-se com representantes dos três municípios no último dia 07/02, em encontro que teve a finalidade de realinhar as ações das cidades para estimular e alertar os eleitores sobre a obrigatoriedade do Cadastro e as consequências do não comparecimento.

Compareceram os prefeitos de Pedregulho e Rifaina, Dirceu Polo Filho – Dirceuzinho e Hugo Lourenço, além do presidente da Câmara de Jeriquara, vereador José Arquias.

Além deles, estavam presentes, diretores de escolas municipais e educadores, que passaram a ter papel importante, utilizando o contato ds alunos com os pais.

Na reunião, o Juiz Eleitoral Giuntini mostrou-se preocupado com as consequências do não cadastramento dentro do prazo que termina em 27 de março.

“As consequências serão piores para as pessoas mais simples, que necessitam de documentos básicos como o próprio Título de Eleitor e o mais grave, a suspensão do CPF, pela Receita Federal”.

AS AÇÕES

As três cidades estão trabalhando no auxílio aos eleitores na questão da locomoção até o Cartório Eleitoral de Pedregulho, fornecimento transporte gratuito, diariamente, de ida e volta a Pedregulho.

Na reunião na Justiça Eleitoral no último dia 07, os prefeitos das três cidades convencionaram solicitar ao Juiz (que depende de autorização do TRE-SP), para que o Cartório Eleitoral de Pedregulho atenda aos sábados durante o mês de março, mas esta medida ainda não foi autorizada.