Entre na sua conta

Senha *
Lembrar

SECRETARIA DA SAÚDE REALIZA PALESTRAS E ATIVIDADES NA CAMPANHA OUTUBRO ROSA

A Secretaria de Saúde (SMS) da Prefeitura de Pedregulho realiza, desde o começo do mês, uma série de atividades como parte das iniciativas que viam a fortalecer o conhecimento das pessoas a respeito das múltiplas formas de prevenir o câncer de mama e de colo do útero, inclusive seus tratamentos.

Justamente com este tema "Câncer de mama e câncer de colo de útero da prevenção ao tratamento", as atividades envolvem vários segmentos da comunidade.

O objetivo é fortalecer as recomendações para o rastreamento e o diagnóstico além de desmistificar conceitos em relação à doença.

Clique aqui e veja imagens das atividades

As atividades foram realizadas campanha de conscientização com a ESF Morada do Sol, Palestra na Escola Estadual Professor José Vicente Machado Neto feita pela ESF Central, divulgação na sala de espera no ESF do Bairro Bela Vista, junto ao trabalho de Saúde Bucal no Curso de Gestantes, com palestra na O’Coffee (fazenda Octávio Quércia) e com atividade física da ESF Santa Luzia.

Segundo o Secretário de Saúde da Prefeitura, Daniel Martins Borges, a campanha tem alguns focos principais, quais sejam:

- Enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas;

- Informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos;

- Mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica;

- Esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento;

- Informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

- Efetiva o trabalho de promoção de saúde sobre a temática.

- Realiza com maior intensidade o exame de colo de útero, conhecido como Papanicolau.

“Quero agradecer o esforço e a dedicação das equipes da Secretaria da Saúde, Estratégia de Saúde da Família (ESF), das Unidades Básicas da cidade e dos Distritos, do Pronto Socorro, enfim, a todos aqueles que estão envolvidos de forma contínua neste importante trabalho, cuja campanha, Outubro Rosa, é a apenas uma parte do que é feito cotidianamente pelo nosso Governo, cuidando da população da nossa gente”, disse o Prefeito Dirceu Polo Filho – Dirceuzinho.