Início História

História da Cidade de Pedregulho

Listagem Pedregulho-SP

Pedregulho foi fundada em 15 de agosto de 1897 (122 anos), pelos fazendeiros Major Antônio Cândido Branquinho, Capitão Elias Moreira e Tenente Salviano que eram donos das terras onde se instalaria uma estação ferroviária da Companhia Mogiana e consequentemente um povoado com o nome de Campo das Pindaíbas, devido a grande quantidade de Xylopia, popularmente conhecida como pindaíba, existente na região. O nome Pedregulho veio posteriormente devido a grande variedade de cascalhos, isto é, pedras de cores e tamanhos diferentes . O povoado de Pedregulho, foi elevado a condição de distrito do Município de Igarapava. Conquistando sua emancipação política em 18 de março de 1922. Tornando-se então município, tomando posse seu primeiro prefeito eleito em 12 de março de 1922, Galeno Vilela de Andrade Silva.

A altitude de Pedregulho chega a 1.049 metros na região central, a 1.064 metros na região do bairro Bela Vista e a 1.089 metros no distrito de Alto Porã.

Economia A economia do município baseia-se basicamente na agropecuária, tendo como produto principal, o café, que devido à sua excelente qualidade, foi vencedor de prêmios estaduais de qualificação. A família Quercia possuí na cidade uma das mais reconhecidas fazendas de cafés especiais do Brasil, um projeto que integra produção, uma torrefação e ainda a maior loja a América Latina, esta localizada em São Paulo, a Octavio Café, para onde a família destina parte da produção. O restante é exportado para vários países. Além dos prêmios de qualidade da O'Coffee, pertencente à família Quercia, também a agricultora Fernanda Maciel obteve prêmios em concursos regionais e as fazendas do grupo Pagliaroni. Agora a cidade está também direcionada à indústria de calçados masculinos, por estar próxima ao polo calçadista de Franca.

Um novo mercado que vem está em aquecimento no município é o turismo, devido ao enorme potencial da região.

Geografia Localiza-se a uma latitude 20º15'25" sul e a uma longitude 47º28'36" oeste, estando a uma altitude de 1.049 metros. Sua população estimada em 2004 era de 15.643 habitantes. Fazem parte do município os distritos de:

Alto Porã - a 1.089 metros, é um dos pontos mais altos do estado de São Paulo Igaçaba - além de estar às margens do Parque Estadual das Furnas do Bom Jesus, é a terra natal do ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia e concentra o Morro Solteiro onde foram encontradas pinturas rupestres de 4 mil anos. Estreito - onde se localiza a Usina Hidrelétrica Luís Carlos Barreto de Carvalho, além de ser o distrito mais populoso com cerca de 1 mil habitantes. Rodovias SP-334 Demografia Dados do Censo - 2010

População total: 15.700

Urbana: 11.583 Rural: 4.117 Homens: 7.985 Mulheres: 7.715 Densidade demográfica (hab./km²): 22,03

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 18,1

Expectativa de vida (anos): 75,79

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,89

Taxa de alfabetização: 85,32%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,715

IDH-M Renda: 0,75 IDH-M Longevidade: 0,846 IDH-M Educação: 0,89 (Fonte: IPEADATA)

Clima O clima de Pedregulho é o tropical de altitude com invernos secos e verões brandos (Cwb na classificação de Köppen).

Turismo

Cascata Grande Pedregulho está localizado em uma das regiões mais propícias do estado de São Paulo para a prática do ecoturismo. A cidade possui três agências receptivas, Turismo Pedregulho, Igaçaba Adventure e Rota 334 Adventure. São cerca de 82 cachoeiras, entre elas a Cascata Grande sendo a maior queda d'água livre do estado com 126 metros altura e está localizada no Parque Estadual Furnas do Bom Jesus. Também já foram descobertas seis cavernas, duas delas com pinturas rupestres de mais de 4 mil anos. Existem ainda mais de 150km de trilhas de trekking mapeadas, fazendas centenárias, três estações de trem, locais para prática de mergulho em água doce e rapel na Caverna Buraco Sem Fim.

Comunicações

A cidade era atendida pela Telecomunicações de São Paulo (TELESP)[9], que construiu a central telefônica utilizada até os dias atuais. Em 1998 esta empresa foi privatizada e vendida para a Telefônica[10], sendo que em 2012 a empresa adotou a marca Vivo[11] para suas operações de telefonia fixa.

A cidade possui uma rádio comunitária, Sociedade FM e no distrito de Estreito a Magia FM.

Franca-SP

Nossa Senhora Aparecida
A Paróquia Nossa Senhora Aparecida foi criada no ano de 1924

Comunidades

Santa Luzia
São Benedito
São Francisco de Assis
São Pedro
São Sebastião
Nossa Senhora das Graças
São Sebastião
São José

Você que gosta de turismo de aventura, rural, ecológico e náutico pode vir com sua melhor máquina fotográfica, serão fotos incríveis. Não perca essa oportunidade e venha nos conhecer!

Inscreva-se em nosso canal no YouTube! Olá, pessoal! Convidamos todos a darem uma olhada em nosso canal no YouTube.